As redes sociais hoje vão muito além de uma comunidade online. Atualmente, essas plataformas estão sendo utilizadas como ferramentas de divulgação de marcas, produtos e serviços, voltados a públicos alvos selecionados. Além dos posts de reforço de posicionamento de marca, redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter vêm apostando em uma nova forma de impulsionar conteúdos: são os anúncios.
O Facebook é a rede social de maior acesso em todo o mundo. Somente no Brasil, são 115 milhões de pessoas conectadas ao Facebook, sendo que mais de 60% dos brasileiros acessa a comunidade todos os dias, tanto através de computadores, como através de tablets e smartphones.
Um levantamento demográfico de 2016, realizado pelo próprio Facebook, indica que 54% dos usuários são mulheres, e 46% são homens.
Em números mais absolutos, o maior público do Facebook se concentra nas faixas etárias entre 18 e 24 anos, com mais de 28 milhões de contas ativas, e entre 25 e 34 anos de idade, com mais de 29 milhões de usuários. Os dados demográficos estudados em 2016 indicam que os usuários reagem melhor a imagens e vídeos.
Entre as páginas de pessoas, páginas de negócios, e grupos, a quantidade de conteúdo exibida é muito grande, e destacar-se entre os posts que são lidos diariamente pode ser desafiador.
Seguindo a tendência do ambiente digital, onde os anúncios são as maiores fontes de renda dos portais que usam esse tipo de ferramenta, o Facebook adicionou uma ferramenta de anúncios que funciona como uma vitrine virtual para a maior divulgação de marcas, produtos e serviços. O Facebook Ads busca aumentar a audiência de posts por meio de investimentos para o impulsionamento de posts especiais, que fazem a divulgação de uma marca, negócio ou produto.