Marketing Digital para Oftalmologistas

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 19 de Agosto de 2021

Como alcançar novos patamares de sucesso

Você que é médico oftalmologista e quer entender mais sobre como gerir o Marketing Digital da sua clínica, venha conferir nesse texto quais são os pontos a serem identificados no Marketing Digital para Oftalmologistas e como alcançar novos níveis!

Atualmente o marketing digital tem sido uma opção para todos aqueles que querem investir na comunicação do seu negócio. 

Isso porque a segmentação do seu público é mais precisa, além de potencializar sua mensagem, atraindo mais pacientes. E tudo isso por um preço menor do que na utilização do marketing tradicional. 

Para que essa compreensão seja efetiva. Antes de qualquer passo a ser dado, é preciso identificar qual é a maturidade do seu negócio no marketing digital. 

Esse processo pode ser caracterizado por quatro  níveis: 

  • Iniciante 
  • visionário 
  • desbravador
  • líder

Entenda sua maturidade no Marketing Digital.

Esses quatro níveis de  maturidade no marketing digital, podem ser alcançados de 2 a 6 anos! 

Para que você possa entender melhor e empregar de melhor forma o Marketing Oftalmológico, iremos te apresentar a estrutura das empresas que agrega cada nível.

Iniciante

Os iniciantes têm aptidões no conhecimento e na qualidade. Tendo ainda que definir muitas coisas, como: o posicionamento da marca, a clareza nos objetivos, os dados analíticos e campanhas. 

Nesse nível as plataformas do website as conversões são nulas ou muito fracas. Não tendo também blogs para publicação de conteúdos e nem para construção de autoridade.

Já o gerenciamento da equipe e das campanhas de marketing são feitas através do e-mail.

Visionário

Já os perfis visionários têm aptidões na produtividade e inteligência. Por ser um nível acima do iniciante, algumas coisas já foram definidas e estão em fase de aperfeiçoamento. 

Apesar de não estar presente nas campanhas, a personalidade e os valores da marca já foram definidos. Assim como a persona/público alvo e os objetivos já estão mais claros. 

Assim, como todo nível em processos, o website com perfil visionário, já está estruturado com técnicas de SEO, porém não possui conversão. E o blog possui grande volume de conteúdos, mas poucas visualizações. 

Os dados analíticos para visões de campanhas e informações de público já são configurados e geram indicadores, para otimização de campanhas. Mas ainda, sem base significativa de remarketing.

Na parte de campanhas o investimento é feito no Google Ads e Redes Sociais para topo de funil. Porém gera pouca otimização. 

A gestão é feita por planilhas e sistemas simples que não geram integração entre a equipe e as campanhas de marketing digital. 

Desbravador

Com o nível mais avançado os desbravadores tem alta performance, utilizando planejamentos e se destacando no quesito visibilidade. 

Aqui os valores da marca já são visíveis em todos os materiais e projetos de comunicação da empresa. E todas as estratégias voltadas para público, são personalizadas na persona do empreendimento. 

O Website possui um  SEO forte e páginas otimizadas para conversão, além da integração com CRM e utilização de ferramentas de automação.

A visibilidade do blog muda completamente, o perfil desbravador tem seu blog em alta, sendo um dos mais visualizados do setor. 

Os leads começam a ser percebidos, captados e a empresa começa a absorver uma ampla base das informações para novas estratégias personalizadas. Há um bom histórico de dados analíticos e remarketing. 

As campanhas começam a ter uma nova cara, os investimentos são voltados para Google Ads e redes sociais com metas definidas.Novas estratégias e investimento em e-mail marketing ou whatsapp e automação. E as campanhas estão em todas as fases do funil.

Na gestão a integração entre equipe e campanhas de marketing digital começam a ser presentes, pois é gerida com sistemas de gestão de projetos e atividades.

Líder

O maior nível a ser alcançado da maturidade no marketing digital é o de líder. O perfil dos líderes tem suas aptidões na parte de colaboração, +ROI e Compliance.

  • ROI significa "Return over Investment” ou “Retorno sobre Investimento”. Ele é o cálculo feito entre os valores que são investidos e os valores ganhos. 
  • Já Compliance tem origem na língua inglesa do verbo “to comply”, que significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução, lei interna, um comando ou um pedido”. Sendo assim, quando uma empresa está agindo de acordo com as leis (tanto externas quanto internas), está em compliance.

A marca que está no nível de líder, ela  já tem seu posicionamento no topo com todos os seus valores e diferenciais. 

Na estratégia de planejamentos, métricas e táticas é feita a repetição da estratégia otimizada, onde busca alcançar todos os públicos.

O website está no topo dos mecanismos de buscas e obtém muita conversão de leads para vendas, sendo também integrados com várias ferramentas. E os conteúdos são de grande referência e é considerado o principal do setor. 

Os dados são compostos por um longo histórico de dados analíticos e remarketing, com uma grande base de informações sobre os leads. Há configuração de Leads Scoring. E está pronto para inteligência artificial.

As campanhas são feitas com jornadas completas, rodando na base de clientes e em todas as fases do funil e a nutrição é contínua.

E na gestão é utilizado sistema específico para gestão de marketing digital, que tenha controle sobre os números e capacidade para escalar as campanhas.

De uma forma mais simples, o que define a maturidade é o quanto a empresa já caminhou no mundo digital e a experiência da equipe.

Como subir de nível?

Agora que os níveis foram apresentados e que você conseguiu identificar em qual deles a sua empresa se encontra, a pergunta a ser respondida é “como avançar nesse nível?”. 

De 2 a 4 anos a empresa já pode estar em estágio de visionária ou desbravadora, desde que tenha feito os investimentos corretos. Acima de 4 anos costuma estar em estágio de desbravadora ou até mesmo líder.

Se você quer evoluir fazendo o Marketing Digital para Oftalmologistas, é preciso ter a ciência de que em todo o mundo há empresas se destacando através do marketing digital. 

E para que a sua empresa seja uma dessas, é preciso fazer planejamento e não dar margem para erro. 

  1. Planejamento do marketing

O planejamento do processo a ser seguido é essencial para a efetividade dele e para que o objetivo seja alcançado. 

Nessa etapa é necessário definir quais serão as ferramentas a serem utilizadas. 

É preciso definir quais mídias sociais serão manipuladas, levando em consideração o Marketing Médico. 

A utilização do SEO para a nutrição do blog com conteúdos relevantes. 

Qual será a forma de impulsionamento

E sempre se preocupar com a experiência do consumidor no seu website, então a preocupação com a configuração do site é necessária. 

  1. Nível da concorrência

Observar a concorrência faz parte do planejamento para subir de nível. Conhecer as fraquezas e pontos fortes de quem está na busca de pacientes na mesma segmentação que você é importante. 

Essa observação pode servir até para definir novas campanhas, pois com os pontos fortes e fracos da concorrência você consegue utilizá-las para chamar mais atenção para o seu blog. 

  1. Objetivo- Projeto- Ação

Com o objetivo definido, projeto concluído, colocar em prática é o próximo passo. Não se esqueça de sempre se atualizar, a inovação é um ponto muito importante do processo e ele não pode ser deixado de lado. 

Assim, você consegue deixar seus pacientes contentes e consegue atingir uma nova gama de leads, podendo assim chegar no nível de líder onde é reconhecida por uma gama muito grande do público. 

QUERO RECEBER UMA PROPOSTA PERSONALIZADA WTA3

Quais as estratégias cabe nas clínicas?

O Marketing Digital para Oftalmologia é um projeto que tem sido utilizado por muitas clínicas na atualidade. E a execução de forma correta será efetiva. 

Com o direcionamento voltado para a internet, onde seu público está é onde você deve ir. 

Sendo assim, as redes sociais é um setor importante a ser estudado, pois com uma grande autoridade essas mídias alcançam novos públicos a cada dia basta você ver qual se encontra melhor no perfil da sua persona. 

  • A utilização do facebook, é uma boa investida para as clínicas oftalmológicas. É importante dizer que para fazer com que suas postagens efetivamente atinjam o público. Você precisa investir e impulsionar as publicações. 

O facebook disponibiliza uma formatação ADS, para aqueles que querem evidenciar o seu negócio. Com mais autoridade e visibilidade, mais sucesso no alcance do seu público. 

Além de mídias, o SEO é outra técnica que pode alavancar a sua marca. Pois é nela que os mecanismos de buscas vão te enxergar e aumentar a sua visibilidade para aqueles que procuram por clínicas na segmentação citada. 

  • Optar pela utilização do Google Meu Negócio, o Yelp, Telistas, Listel são obrigatórios, pois eles  além disso geram reviews que podem servir como pontuação para classificação no Google, registra-se para aparecer no Google Maps.
  • A criação de palavras chaves e criação de backlinks também podem auxiliar na alavancagem da visibilidade da clínica. 
  • Não esqueça de criar anúncios no google. Pois, quando alguém está procurando um oftalmologista, há grandes chances da busca ser feita  no Google. Sendo assim, fica evidente onde você precisa aparecer lá para que seu paciente possa te encontrar.

Outro ponto que as clínicas devem colocar em prática é o marketing de relacionamento. Os pacientes se sentem confortáveis e mais confiantes em empresas que têm um contato com eles durante e depois de todo o processo! 

  • Utilize o Whatsapp ao seu favor. Nele você consegue fazer o agendamento das consultas e ter o feedback do seu atendimento. Além de ser uma ferramenta muito utilizada por todos. 

A contratação de um profissional pode te ajudar nesses processos, assim o seu foco pode ser direcionado a outros tipos de melhorias e atualizações de processos. 

Os profissionais do marketing conseguem te auxiliar em todo o processo de interação com cliente e até mesmo de comunicação interna. 

Conclusão 

Nesse texto foi possível compreender quais pontos devem ser observados para ter a excelência no marketing digital. 

Para que isso possa surtir o efeito esperado, precisamos seguir tais pontos;

  • Entenda sua maturidade no marketing digital 
  • Tenha um objetivo definido
  • Planeje-se para a execução de um projeto
  • Entenda a sua concorrência
  • Coloque em ação o seu planejamento 
  • Se atualize sempre que possível
  • Se preocupe com a experiência dos seus leads.
  • Nutra o seu blog com conteúdos relevantes. Podendo utilizar até as técnicas de link building. 
  • Utilize SEO para que sua visibilidade suba nos mecanismos de busca. 
  • E tenha sempre ao seu favor ferramentas de automação. 

Assim, em até 6 anos, com todos os projetos sendo definidos de forma eficaz, é possível que a sua maturidade no marketing digital seja de Líder. 

Gostou do que leu? Quer saber mais sobre o marketing digital para clínicas de oftalmologia? Solicite uma proposta personalizada. Ou conheça alguns cases de sucesso de Marketing Digital Oftalmológico da WTA3.

Vamos trabalhar juntos? 

Se você está buscando transformar sua presença digital e alcançar resultados sem precedentes, a WTA3 é sua parceira ideal. Vamos juntos colocar sua prática oftalmológica na vanguarda do mundo digital, atraindo mais pacientes e consolidando sua reputação como líder em cuidados com a visão. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção ao sucesso digital.

FALE COM UM ESPECIALISTA
Vamos trabalhar juntos? 

Avaliações dos Nossos Doutores que Recomendam Nosso Trabalho

Natalie Lecce
Natalie Lecce
2023-11-24
Lucas Casarotto
Lucas Casarotto
2023-08-10
Michelle Ebram
Michelle Ebram
2023-06-13
Assistencia e atendimento incriveis ! Muito satisfeita com os resultados
Mariana Castro
Mariana Castro
2023-06-12
Sem dúvida uma empresa séria e que gera resultados. Desde o primeiro contato com o Thiago tudo foi perfeito! Orçamento, planejamento e execução do meu projeto de acordo com a necessidade da minha empresa. Está me gerando muitos resultados e não tenho dúvidas de que minha carreira se divide em antes e depois da WTA3. Só tenho a agradecer e sempre recomendar a todos.
Petty Jacarta Michael
Petty Jacarta Michael
2023-06-09
Time de super profissionais engajados e dedicados na busca de promover o cliente ao sucesso profissional
Guilherme Saggin
Guilherme Saggin
2023-06-07
A melhor empresa de marketing médico que encontrei! 👏🏻
Diego Zanin
Diego Zanin
2023-05-02
Equipe excelente! Marketing de qualidade com compromisso e ética.

Desde 2007

Proporcionando soluções em marketing médico digital para clínicas, consultórios e hospitais com resultados reais. Confira as estratégias que utilizamos para alcançar resultados éticos com a metodologia de marketing digital médico da WTA3: como atrair, converter e fidelizar pacientes.

Perguntas Frequentes (FAQ)

A WTA3 se destaca por sua abordagem baseada em resultados éticos e mensuráveis, com um histórico de mais de 1000 projetos bem-sucedidos. Somos reconhecidos como uma das 10 melhores consultorias de marketing médico Digital da América Latina, conforme a Healthcare Business Review.

Nosso diagnóstico oferece uma análise detalhada da sua estratégia de marketing digital atual, identificando oportunidades de otimização para atrair novos pacientes e melhorar sua presença online.

Sim, criamos estratégias personalizadas de Meta Ads para ajudar especialistas médicos a divulgar seus procedimentos e captar um público específico, visando consolidar sua autoridade e atrair pacientes potenciais.

Um website otimizado para SEO aumenta significativamente sua visibilidade nos resultados orgânicos do Google, estabelecendo sua clínica como referência em sua região e atraindo mais pacientes.

Nossa estratégia para o Instagram visa estabelecer uma identidade profissional forte, transformando seu perfil em uma ferramenta eficaz de marketing para atrair e reter pacientes.

Sim, utilizamos o Google Ads, incluindo estratégias no YouTube, para maximizar sua presença digital e atrair pacientes que buscam por especialidades médicas específicas, convertendo pesquisas online em consultas reais.