Estratégias de Marketing para Médicos nas Redes Sociais: A Importância da Criação de Conteúdos de Qualidade

Por: WTA3 - Marketing Digital Médico | 23 de Maio de 2023

Atualmente, as redes sociais são o principal canal de comunicação das empresas com os clientes. Elas são imprescindíveis para qualquer negócio de sucesso, inclusive, os da área da saúde.

É por meio delas que médicos, clínicas e hospitais compartilham os serviços, recebem feedback, se posicionam e engajam os pacientes. Por isso, precisam se atentar à produção de conteúdos de qualidade e com uma identidade visual bem definida.

Ter uma rede social médica bagunçada e sem seguir alguns cuidados, pode impedir o seu negócio na conquista de potenciais pacientes.

Através dessas plataformas, profissionais e gestores da saúde propagam serviços e trocam com seus seguidores. É crucial investir em marketing para médicos nas redes sociais, especialmente no Instagram, produzindo conteúdo de qualidade e definindo uma identidade visual atraente.

Como conquistar a Autoridade Digital no Marketing para Médicos?

Construir um perfil em uma rede social é fácil, qualquer pessoa pode fazer isso. Entretanto, nem todos são levados a sério quando o assunto é a profissão ou especialidade.

Isso ocorre porque as mídias sociais são como uma “vitrine de loja”. Elas serão possivelmente o primeiro contato de um potencial paciente com o seu negócio.

Por isso, o seu perfil precisa estar organizado, com um posicionamento claro, com uma identidade visual atrativa, com artes, vídeos e legendas ricas e que falam sobre o seu trabalho.

Este ponto chave diferencia a presença da autoridade digital. A autoridade é conquistada por meio da criação de conteúdos de qualidade. Portanto, siga os passos abaixo para você se tornar referência:

Criando uma biografia atrativa

Para iniciar a estabelecer uma presença online nas mídias sociais ou fazer um reposicionamento de marca, precisa elaborar uma bio (no Instagram) ou apresentação (no Facebook) que seja mais atraente. É o primeiro “cartão de visitas” para o seguidor conhecer seu negócio. Portanto, ele precisa seguir alguns passos para se diferenciar dos demais e se tornar uma autoridade:

  • Utilizar uma foto de perfil profissional; 
  • A capa (Facebook) e os destaques (Instagram) deve ser alinhados às estratégias de consciencia da marca (branding) e com boa identidade visual;
  • Preencher os campos de endereços, telefone (inclusive WhatsApp) e usar um link para direcionar os seguidores para entrar em contato. No Instagram, é permitido usar até 5 links, mas recomendamos o Linktree, pois é um concentrador de informações em que a pessoa pode clicar no site, no WhatsApp, nas mídias sociais, no Doctoralia, Google Meu Negócio, materiais ricos (webinars, e-books, etc.);
  • Pequeno texto que resuma o diferencial do profissional ou do negócio, bem como as unidades atendidas, CRM (registro profissional do médico obtido no Conselho Regional de Medicina) e RQE (Registro de Qualificação de Especialista), conforme as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Definindo a identidade visual

Além de uma descrição bem feita, com todas as informações do estabelecimento ou do profissional, de uma foto de perfil bem enquadrada e de um posicionamento claro, as redes sociais são um espaço aberto e recheado de perfis.

Uma maneira de se destacar, é seguindo uma identidade visual. Com artes que sigam algum tipo de padrão, como de fontes, cores e tamanhos. Imagens harmônicas e que passam uma impressão de cuidado e profissionalismo. Confira dois exemplos abaixo:

Estes dois exemplos são alguns posts de feed de Instagram de cliente da WTA3, que foram desenvolvidos pela equipe de especialistas em Marketing Médico.

Produzindo conteúdos

A etapa da produção deve ser planejada e direcionada para seu público-alvo consumir o conteúdo e procurar você. A elaboração do planejamento de pautas para diferentes formatos (Feed, Stories e Reels) com calendário editorial é necessária para divulgação ser eficiente. Mas o que postar?

Para a saúde, a escolha de temas explorados em todos os formatos devem ser de acordo com a sua realidade e deve oferecer informações precisas e éticas. As legendas de Feed e Reels precisam ser focadas em SEO (Search Engine Optimization) para os posts serem localizados facilmente por novos seguidores. Os stories também poderão ser aproveitados se salvar como “Destaque” para a pessoa ver quando e quantas vezes quiser.

A produção de conteúdos de qualidade, com identidade visual harmônica e ampla variedade de conteúdo conforme a jornada do paciente, é fundamental para estabelecer a autoridade do profissional da saúde no Instagram e em outras redes sociais.

Atraindo curtidas e seguidores com bom retorno de investimento

As redes sociais oferecem formas de divulgar conteúdos pagos, as famosas campanhas de anúncios que recebemos quando estamos dentro das plataformas Meta (Facebook e Instagram).

Essas campanhas pagas podem encontrar um número maior de pessoas e converter potenciais usuários em pacientes e podem ser configuradas, conforme o seu objetivo e planejamento feito, para serem mais assertivas. Além da conversão, elas também contribuem para alcançar e engajar os seguidores, ou seja, são importantes para em diversas etapas da jornada de compra do paciente.

Por isso, de acordo com suas necessidades, precisa escolher o tipo de anúncio adequado e para quem deve atingir as campanhas. Além disso, você pode acompanhar seu retorno de investimento e ajustar as estratégias conforme os resultados obtidos.

Quero ser ativo nas redes sociais!

A WTA3 possui vasta experiência em projetos de redes sociais para médicos, respeitando a legislação e a ética médica. Com uma equipe qualificada e planos dedicados, ajudamos profissionais da saúde a se tornarem autoridades nas redes sociais, desde o planejamento até a execução e gestão de resultados.

Entre em contato com um especialista da WTA3 para saber mais sobre como explorar o melhor das redes sociais e alcançar o sucesso do seu marketing. 

Quer saber mais? Clique no botão e fale com um de nossos especialistas!

Quero falar com um especialista!

Vamos trabalhar juntos? 

Se você está buscando transformar sua presença digital e alcançar resultados sem precedentes, a WTA3 é sua parceira ideal. Vamos juntos colocar sua prática oftalmológica na vanguarda do mundo digital, atraindo mais pacientes e consolidando sua reputação como líder em cuidados com a visão. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo em direção ao sucesso digital.

FALE COM UM ESPECIALISTA
Vamos trabalhar juntos? 

Avaliações dos Nossos Doutores que Recomendam Nosso Trabalho

Natalie Lecce
Natalie Lecce
2023-11-24
Lucas Casarotto
Lucas Casarotto
2023-08-10
Michelle Ebram
Michelle Ebram
2023-06-13
Assistencia e atendimento incriveis ! Muito satisfeita com os resultados
Mariana Castro
Mariana Castro
2023-06-12
Sem dúvida uma empresa séria e que gera resultados. Desde o primeiro contato com o Thiago tudo foi perfeito! Orçamento, planejamento e execução do meu projeto de acordo com a necessidade da minha empresa. Está me gerando muitos resultados e não tenho dúvidas de que minha carreira se divide em antes e depois da WTA3. Só tenho a agradecer e sempre recomendar a todos.
Petty Jacarta Michael
Petty Jacarta Michael
2023-06-09
Time de super profissionais engajados e dedicados na busca de promover o cliente ao sucesso profissional
Guilherme Saggin
Guilherme Saggin
2023-06-07
A melhor empresa de marketing médico que encontrei! 👏🏻
Diego Zanin
Diego Zanin
2023-05-02
Equipe excelente! Marketing de qualidade com compromisso e ética.

Desde 2007

Proporcionando soluções em marketing médico digital para clínicas, consultórios e hospitais com resultados reais. Confira as estratégias que utilizamos para alcançar resultados éticos com a metodologia de marketing digital médico da WTA3: como atrair, converter e fidelizar pacientes.

Perguntas Frequentes (FAQ)

A WTA3 se destaca por sua abordagem baseada em resultados éticos e mensuráveis, com um histórico de mais de 1000 projetos bem-sucedidos. Somos reconhecidos como uma das 10 melhores consultorias de marketing médico Digital da América Latina, conforme a Healthcare Business Review.

Nosso diagnóstico oferece uma análise detalhada da sua estratégia de marketing digital atual, identificando oportunidades de otimização para atrair novos pacientes e melhorar sua presença online.

Sim, criamos estratégias personalizadas de Meta Ads para ajudar especialistas médicos a divulgar seus procedimentos e captar um público específico, visando consolidar sua autoridade e atrair pacientes potenciais.

Um website otimizado para SEO aumenta significativamente sua visibilidade nos resultados orgânicos do Google, estabelecendo sua clínica como referência em sua região e atraindo mais pacientes.

Nossa estratégia para o Instagram visa estabelecer uma identidade profissional forte, transformando seu perfil em uma ferramenta eficaz de marketing para atrair e reter pacientes.

Sim, utilizamos o Google Ads, incluindo estratégias no YouTube, para maximizar sua presença digital e atrair pacientes que buscam por especialidades médicas específicas, convertendo pesquisas online em consultas reais.