O mundo mudou muito nos últimos 30 anos. Antes, o conceito de divulgação se resumia a anúncios em panfletos, revistas, outdoors, etc. Estas técnicas ainda são utilizadas, mas com o advento da internet, a forma de anunciar se adaptou à nova realidade. E assim nasceu o Google Ads, antes conhecido como AdWords.
O Marketing Digital usa muitos termos em inglês para suas diversas técnicas e estratégias. Mas vamos explicar cada uma delas.
O Google Ads, por princípio, era chamado Google Adwords, que vem da junção das palavras “Ads" (de advertising, ou publicidade anunciada) e “Words", palavras. Na junção, são anúncios pagos em plataformas online para a divulgação de uma marca, produto ou serviço.
Em termos práticos, os Google Ads são anúncios pagos, que visam atingir um público-alvo bem definido (chamado de audiência), e que leva em consideração o uso de palavras-chave de buscas relacionadas ao anunciante.
Uma busca rápida na internet te dirá que o Google Ads é a plataforma de publicidade dedicada da gigante de tecnologia da informação. A plataforma é responsável por 96% da renda do Google, e trabalha com um sistema de Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM). Já vamos explicar o que é cada um deles.
Os popularmente conhecidos como “anúncio no Google” são importantes para a estratégia de marketing digital – especialmente para o marketing para médicos. Isso porque ele aumenta a indexação da página de um consultório, clínica ou hospital, de forma que, além de o nome do seu negócio apareça na busca orgânica, ele também tenha destaque nas páginas de resultado de busca.
O que são essas palavras-chave?
As keywords, ou palavras-chave, são palavras específicas relacionadas ao seu negócio, que são geralmente relacionadas à forma que as pessoas buscam um determinado assunto.
Por exemplo: se você está com dor de cabeça e visão embaçada, e quer tentar descobrir sozinho o que pode ser, a primeira coisa que se faz é ir até um computador, abrir um navegador e procurar “dor de cabeça e visão embaçada, o que pode ser?” no Google. Essa junção de palavras será o parâmetro para que o Google busque em seus arquivos as páginas que falam deste assunto específico.
As páginas achadas na biblioteca do Google aparecem na chamada Busca Orgânica, e aparecem uma ordem específica, baseada em um ranking de qualidade da página - que considera a qualidade do texto, o uso das palavras-chave e imagens de acordo com o assunto buscado.