5 formas de marketing médico digital para elevar sua presença já
A princípio, em uma área onde existem inúmeras clínicas, consultórios e hospitais oferecendo as mesmas especialidades, se destacar pode parecer uma tarefa difícil para a conquista de novos pacientes.
Porém, com uma estratégia de marketing médico digital bem aplicada você poderá alcançar novos patamares e se diferenciar da concorrência de maneira mais efetiva.
Para alinhar uma forma de divulgação e venda bem aplicada, você precisa considerar muitos pontos que podem te direcionar para o tão desejado público que quer alcançar, independentemente do local de atuação.
Nesse sentido, análises e planejamentos se tornam necessários para entender o mercado onde localiza seu negócio e definir quais são seus diferenciais que possam garantir um retorno positivo tanto para você, quanto para os pacientes.
Neste artigo, vamos listar 5 estratégias que podem ajudar você a aumentar sua presença online. E, antes de tudo, é importante salientar que devem ser respeitados os códigos e regulamentações éticas da medicina relacionadas à publicidade. Então, vamos conhecer as cinco principais!
Presença nas redes sociais
Uma das ferramentas mais valiosas para conquistar sua presença online são as redes sociais. Dessa forma, você desenvolve uma relação com os potenciais pacientes que vão pesquisar assuntos abordados na sua especialidade.
Tudo isso pode ser desenvolvido através da criação de biografias chamativas, identidade visual e hashtags aplicados de acordo com o seu negócio e um planejamento editorial para a construção de uma base sólida de conteúdos para captar e engajar usuários.
Nestas plataformas, você tem a liberdade de criar posts interessantes e informativos para que as pessoas possam entender mais e buscar ajuda médica quando necessário. Além disso, você pode abordar suas postagens de maneiras diferentes.
Por exemplo, no Instagram, o uso de vídeos curtos e informativos são uma estratégia fundamental para a popularização do seu trabalho. Além disso, postagens informativas em carrosséis e produção de stories alcançam patamares mais elevados e você pode passar a ser autoridade no assunto em um tempo determinado.
Outros meios, como o Twitter, Facebook e Linkedin, são importantes para o crescimento do seu negócio. Com isso, você pode adaptar seu conteúdo de acordo com o perfil e público-alvo de cada plataforma.
Então, você já sabe que criar perfis profissionais nestas plataformas são essenciais para o aumento da sua visibilidade online e conquistar autoridade na sua região, através de um material produzido com o intuito de informar e conquistar os pacientes.
Mas não é só criar e postar conteúdo de forma aleatória, é importante que você crie conexão com o paciente de diferentes maneiras. É através disso que você garante a fidelidade da sua audiência, convertendo eles para novos pacientes e divulgadores do seu trabalho.
Além disso, outro fator agregador dessa união é a reciprocidade. Responder seus seguidores, faz com que você vire autoridade no assunto e aumente o engajamento nas redes sociais.
Tudo isso pode ser feito através das respostas dos comentários, caixa de perguntas no Instagram ou convidando o seguidor para compartilhar sua história ou dúvida.
Criação de perfil no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma plataforma importantíssima para a construção de uma reputação online sólida no mercado do marketing digital. Em outras palavras, você consegue obter resultados orgânicos no Google, baseado em critérios de localização (SEO Local) e facilita a procura dos pacientes sobre o seu consultório, clínica ou hospital.
É através dele que a maioria dos usuários buscam informações sobre serviços médicos e a experiência de outros pacientes antes de agendar uma consulta. Nele, você pode adicionar informações, incluindo o nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e a descrição de seu serviço.
Além disso, você e seu paciente podem incluir fotos do local de atendimento, ajudando a aumentar a visibilidade e credibilidade.
Uma vez criada, você deve compartilhar o link para receber avaliações de pessoas que foram atendidas por você ou pela sua clínica, construindo sua reputação digital através de pacientes satisfeitos.
Estas avaliações são uma importante ferramenta de marketing, pois são fatores decisivos para a tomada de decisão de potenciais pessoas que estão pesquisando sobre a especialidade que você atua. Elas ajudam a construir confiança e credibilidade no mercado, conquistando sua posição online e fidelizando novos pacientes.
DICA IMPORTANTE: Assim como o Google Business, o Doctoralia pode ser outra plataforma que pode auxiliar no aumento da sua presença digital. Nele você pode criar um perfil e descrever seus serviços, adicionar imagens e endereços, além de informações de convênios e local de atendimento. Além disso, você pode disponibilizar agendamentos de consultas, facilitando o acesso das pessoas ao seu consultório.
Desenvolvimento de um site otimizado para as ferramentas de busca
Ter um site profissional e otimizado é essencial para aumentar a presença online. Tudo isso atrelado a um conjunto de técnicas que auxiliam para que ele seja levado diretamente às pessoas que pesquisam em plataformas de busca, como o Google por exemplo.
Uma dessas técnicas é o SEO (Search Engine Optimization), através de um combinado de regras que são seguidas, como o tamanho do texto, legibilidade, palavras de transição e informações alternativas nas imagens. Além disso, você pode definir palavras-chave e tags que auxiliam para que seu material esteja bem ranqueado de forma orgânica, aumentando o tráfego e conversões para o seu Website.
Outras otimizações podem ser feitas, fazendo com que seu site funcione tanto para computadores quanto para smartphones ou tablets.
Produza conteúdos relevantes
Planeje, crie e compartilhe regularmente conteúdos relevantes e valiosos para sua audiência. Isso inclui artigos, blogs, infográficos, vídeos e podcasts relacionados à sua especialidade médica.
Estes conteúdos fazem com que sua imagem seja bem vista e garanta autoridade no assunto, fazendo com que construa uma base sólida e fidelize pacientes em diversas plataformas digitais.
O engajamento destes materiais também são relevantes para o aumento do alcance de suas postagens. Portanto, esteja em sintonia com seus seguidores para que sejam respondidos e informados sobre os temas compartilhados em diversas redes sociais.
As dúvidas dos seguidores podem se transformar em novos conteúdos, assim criando uma relação mais próxima e duradoura para não só aumentar sua presença e sim conquistar novos pacientes.
Anúncios pagos
Os anúncios pagos são uma maneira eficaz de alcançar rapidamente um público maior. Portanto, essas plataformas de publicidade, como o Meta Ads e o Google Ads são ferramentas importantes para aumentar a visibilidade do seu consultório, clínica ou hospital.
Você vai ser descoberto por pacientes que buscam no Google ou no Facebook/Instagram de acordo com a sua especialidade médica. Tudo isso deve ser feito com uma análise bem detalhada, que envolve seus objetivos, seu público-alvo, demandas na região e pesquisa de palavras-chave.
Além desses fatores, os anúncios podem ser combinados com outras estratégias, como a otimização de mecanismos de busca (SEO) e marketing de conteúdo, obtendo resultados abrangentes e duradouros em sua presença digital médica. Para entender mais sobre as plataformas Google Ads, clique aqui.
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