O que é Learning Agility? Entenda o conceito e sua importância
Você já ouviu falar em learning agility? Em tradução livre quer dizer agilidade de aprendizado.
O conceito ganhou espaço há alguns anos quando foram realizadas pesquisas ligadas a Creative Leadership (CCL), Columbia University e Korn Ferry, que o reconheceram como indicador de profissionais com alto potencial de liderança.
Com a velocidade que as coisas mudam no mundo dos negócios, cada vez mais se torna importante aprender de forma rápida e contínua, o que faz a diferença na tomada de decisão dentro das empresas, inclusive, e talvez especialmente, naquelas relacionadas a área da saúde.
Profissionais que possuem essa característica são capazes de aprender a partir das próprias experiências e ainda de aplicar o que aprenderam em situações inéditas e desafiadoras.
Tamanho o reconhecimento da relevância do learning agility no mundo dos negócios que muitas empresas já começaram a trabalhar para sua identificação. Ferramentas de assessment vem sendo usadas para identificar, mensurar e desenvolver essa capacidade.
Continue a leitura para entender a fundo o conceito e descubra como identificar profissionais com agilidade de aprendizado.
O que é Learning Agility?
Learning agility é um conjunto de comportamentos e habilidades que favorece o rápido aprendizado, uma mentalidade voltada para o autoaperfeiçoamento. O conceito ganhou grande peso como ferramenta de gestão, definindo profissionais que estão sempre em aperfeiçoamento.
Esse aprendizado pode se basear tanto em experiências próprias, como situacionais, já que o indivíduo está sempre em busca de novos desafios.
Embora não seja um conceito novo, foram necessários anos de pesquisas para provar não só que ele existe, mas principalmente que pode ser avaliado e mensurado.
Warner Burke passou 4 décadas estudando o assunto, quando avaliou centenas de executivos em busca de traços de comportamento e personalidade que definissem o learning agility.
O surgimento do termo Learning Agility
As pesquisas relacionadas ao surgimento do termo learning agility tinham como objetivo responder a um dos grandes desafios da gestão estratégica: quem são as pessoas que possuem as características necessárias para conduzir um negócio?
As pesquisas realizadas pela Creative Leadership (CCL), Columbia University (na qual Warner Burke é professor de psicologia organizacional) e Korn Ferry tentavam determinar os comportamentos importantes para o sucesso executivo com o objetivo de entender o que fazia com que alguns obtivessem sucesso e se estabilizassem no mercado.
Um dos estudos mais importantes sobre o tema, Burke Learning Agility Inventory, assinado por Warner Burke, avaliou 393 executivos para identificar os traços das pessoas que demonstram learning agility, e reconheceu o potencial de identificação e medição das características.
O autor definiu o aprendizado rápido como uma meta-competência, o que quer dizer que ele é, na verdade, composto por um conjunto de traços.
Em suas palavras:
“Learning agility é lidar com novas experiências de maneira flexível e ágil, experimentando novos comportamentos, recebendo feedbacks das tentativas e fazendo ajustes rápidos para que novos aprendizados sejam concretizados rapidamente quando você não sabe o que fazer”.
Burke descreveu os 9 componentes do learning agility, como veremos a seguir.
Componentes do Learning Agility
Os 9 componentes do learning agility nada mais são do que as características que ajudam a identificar uma pessoa capaz de uma rápida aprendizagem. Veja quais são eles:
Flexibilidade
O indivíduo é aberto a novas ideias e capaz de propor soluções diferentes diante de desafios inesperados.
Agilidade
A característica mais óbvia desses profissionais é a agilidade. Além de aprender com velocidade, a pessoa consegue colocar as ideias em prática rapidamente, descartando as que não funcionam e otimizando as estratégias em busca dos resultados desejados.
Experimentação
Um profissional que possui a capacidade de learning agility não tem dificuldades em experimentar novas abordagens em busca do que é mais efetivo.
Tomada de risco em performance
Tomada de risco em performance diz respeito a disposição de procurar novas atividades e responsabilidades como forma de se desafiar a continuar em pleno desenvolvimento sempre.
Tomada de risco interpessoal
O profissional é capaz de discutir a diferença entre as pessoas da equipe em busca de aprendizado e mudanças que possam melhorar os resultados de todos.
Colaboração
A busca constante por um maior alinhamento também é uma característica do learning agility, o objetivo é gerar novas oportunidades para aprender.
Coleta de informações
Burke considera ainda essencial o investimento constante em atualização em sua área de expertise através do uso de métodos variados para coleta de informações.
Busca de feedback
Os feedbacks são essenciais ao rápido aprendizado, por isso, profissionais learning agility estão sempre procurando saber como podem melhorar sua performance de maneira geral.
Reflexão
A autoanálise também tem o seu lugar. Por isso, é importante diminuir o ritmo e avaliar o próprio desenvolvimento e rendimento em busca de tornar-se mais efetivo.
Por que é importante
O learning agility é uma ferramenta voltada à nossa realidade. O mundo dos negócios está em constante transformação, o que faz da realidade incerta e volátil. Situações novas, desafios nunca antes vistos e decisões difíceis estão diante de nós em todos os momentos e nem sempre temos o conhecimento necessário para embasar os próximos passos.
Profissionais com essa competência são capazes de lidar com novidades, antecipar problemas e riscos, buscar soluções inovadoras e lidar com as mais diversas condições em que uma organização possa estar inserida.
Como desenvolver o Learning Agility
Preparamos algumas dicas para você que deseja desenvolver essa habilidade em sua equipe. Confira a seguir.
Estimule o raciocínio rápido
Procure realizar treinamentos voltados ao pensamento analítico e ágil de novas situações, estimulando a curiosidade e a busca por soluções inovadoras.
Trabalhe o autoconhecimento
É essencial que o profissional conheça seus pontos fortes e fracos para trabalhar em cima de cada um deles, o autoconhecimento também pode ser estimulado através do treinamento e desenvolvimento dos líderes.
Valorize as relações interpessoais
Como vimos, o trabalho em equipe e a flexibilidade são algumas das características do learning agility, por isso, também devem ser trabalhados. A relação interpessoal e a segurança para influenciar e ser influenciado devem receber atenção.
Incentive a receptividade para as mudanças
A aceitação das transformações, mais do que isso, a compreensão de que mudanças são oportunidades de aprendizagem e crescimento também deve ser alvo de treinamentos. Essa é sem dúvidas uma das maiores dificuldades da atualidade, quando muitos vivenciam bloqueio profissional frente às novas tecnologias.
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