Uma das estratégias do Marketing Digital mais utilizadas por empresas de vários segmentos atualmente, é o marketing de conteúdo. Especialmente na área médica, o marketing de conteúdo para clínicas é uma ótima oportunidade para atrair e ajudar pacientes através de conteúdos úteis e relevantes.
Com uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida, os profissionais de saúde conseguem dar mais visibilidade à sua clínica e tornam-se referência para seus pacientes em sua área de atuação, além de despertar o interesse de novos pacientes pelos seus serviços.
Basicamente, o marketing de conteúdo tem o objetivo de atrair, educar e fidelizar o público-alvo com a produção de conteúdos de qualidade e que levam o cliente à decisão de compra de um produto ou à escolha de um serviço.
No caso do marketing médico, esses conteúdos devem ter a finalidade de tirar dúvidas e orientar os pacientes sobre doenças, tratamentos e serviços prestados pelo profissional, seguindo a ética médica.
O compartilhamento de conteúdos e informações relevantes possibilita que a sua clínica seja vista como autoridade do seu segmento. Assim, consequentemente tem mais chances de captar novos pacientes que buscam pela sua especialidade, além de fidelizar os que já possui.
A parte principal da estratégia de marketing de conteúdo, é a redação para atrair novos pacientes. Quanto mais claros e objetivos forem os conteúdos, sem o uso de termos muito técnicos, melhor para a estratégia do marketing médico.
Por isso, é importante que os textos sejam feitos com foco nas personas. A persona é um personagem semi fictício que representa o paciente ideal, baseado em pesquisas e entrevistas.
A partir da definição da persona, fica mais fácil de saber qual linguagem usar nos conteúdos e quais são as necessidades do paciente que busca pela especialidade da sua clínica.
Há vários tipos de conteúdos que podem ser produzidos. Você pode, por exemplo, responder a dúvidas comuns dos pacientes e oferecer soluções por meio de um artigo ou ainda disponibilizar notícias relevantes sobre a sua especialidade, utilizando fontes seguras como referência.
Como os conteúdos são disponibilizados na internet, eles devem seguir uma estrutura para que possam ser encontrados nos mecanismos de busca. Nesse caso, é importante que os textos sejam escaneáveis para chamar a atenção do leitor e facilitar a leitura.
A estrutura de um texto escaneável deve seguir algumas técnicas de otimização, como ter parágrafos curtos e subtítulos para quebrar o texto em assuntos e não deixá-lo tão massante. Inserir imagens e ilustrações também é uma forma de deixar o conteúdo escaneável e mais atrativo para o leitor.
Tudo começa com um bom planejamento. Ele serve para pensar e organizar a forma como será feito o marketing médico, estabelecendo etapas e ações para chegar a um determinado objetivo.
O primeiro passo de um planejamento de marketing digital para médicos, é definir qual é o objetivo principal do profissional. Você deseja aumentar o número de pacientes e manter os que já tem? Quer tornar a sua clínica uma referência em sua área de atuação?
É a partir do objetivo que toda a estratégia de marketing médico será traçada, por isso a importância de defini-lo em um primeiro momento.
O segundo passo é saber quem é o público-alvo da sua clínica e qual é o perfil do paciente que busca pela sua especialidade. Isso é fundamental para traçar o planejamento e todas as ações que serão realizadas posteriormente.
Esse paciente é mais jovem ou é mais idoso? Como deve ser feita a comunicação com ele, de forma mais descontraída ou mais formal? Quanto mais detalhes sobre o paciente ideal, mais efetivo será o planejamento de marketing médico.
Depois de saber o objetivo principal e saber quem é o seu público, é o momento de estabelecer estratégias e ações no planejamento. Aqui entra a montagem de um cronograma de atividades, como por exemplo a produção e publicação dos conteúdos no blog e nas redes sociais, os prazos estipulados para fazer cada atividade e outros detalhes.
Avaliar os resultados também é fundamental para saber se as metas traçadas estão sendo atingidas e o que pode ser melhorado. De nada adianta planejar e colocar em prática, sem saber se todo o esforço está dando certo e trazendo os resultados esperados.
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