Atualmente, é essencial para qualquer clínica ou médico ter o próprio site. Porém, o site precisa não só representar a empresa e seus valores como também passar informações relevantes para os pacientes e usuários que buscam informações sobre doenças, exames ou mesmo cirurgias. Um site para médicos precisa ser repleto de conteúdo – trazer informações concisas para educar o paciente.
Para que você possa colher bons frutos desse investimento e, com isso, poder gerar mais pacientes, aumentando o lucro do seu negócio médico, o ideal é procurar por uma empresa que tenha conhecimento específico no assunto e saiba, exatamente, o que você e sua clínica precisam.
Vamos agora mostrar a você excelentes motivos para ter um site profissional para médicos e de que forma ele poderá ajudar a sua clínica a ter uma agenda de pacientes sempre cheia.
Definitivamente, os tempos são outros. Atualmente, muitas pessoas recorrem à internet e mecanismos de buscas para saber mais sobre uma determinada doença e tentar descobrir a causa de determinado sinal e sintoma.
É comum ver pessoas pensando que se o negócio é local, ele não precisa de um site, mas isso é um grande engano. As pessoas podem, por exemplo, procurar por oftalmologista em uma determinada cidade usando o seguinte termo “oftalmologista em são paulo”.
É claro que, nos resultados, haverá uma lista bem significativa de profissionais especialista que atuam na cidade. Porém, com boas técnicas de SEO, fica mais fácil de aparecer nas primeiras posições do Google. Sem um site, isso poderia não acontecer e um possível paciente, que acabou de fazer a pesquisa, encontrou o site do concorrente e foi para outra clínica.
Apesar da indicação boca a boca ainda ser uma das mais eficazes, especialmente se tratando da área médica, ter um site é uma das formas de alcançar aquela pessoa que pode vir a ser seu paciente.
Quando se trata de um profissional autônomo ou uma clínica, ganhar autoridade no mercado é de extrema importância. Estamos falando de saúde e quando esse é o assunto, as pessoas dão preferência àquele profissional que é referência, e ter um site ajuda nesse aspecto.
Pense bem, se toda vez que uma pessoa tiver uma dúvida sobre algum problema de saúde ela encontrar as informações que precisa no seu site, quem você acha que ela vai procurar quando precisar marcar uma consulta?
Por meio do conteúdo oferecido no site da clínica, você passa a ganhar mais autoridade e credibilidade junto às pessoas que precisam do seu serviço.
As pessoas não contratam mais serviços de maneira passiva, ou seja, elas não só reagem ao marketing, como também fazem a própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão. É justamente nesse ponto que entra o seu relacionamento com elas.
Uma ótima maneira de aumentar o relacionamento da sua clínica com o público-alvo é produzindo conteúdo no blog e respondendo aos comentários que são postados lá. É importante também ter uma central de relacionamentos para que as pessoas possam tirar dúvidas de maneira mais rápida. Normalmente, essa área fica no “Fale Conosco” do site.
Aqui são apenas alguns exemplos. O importante é que você veja o seu site como um escritório virtual. O paciente deve ter a mesma sensação navegando nele, de quando está na recepção da sua clínica: ele deve conseguir todas as informações das quais precisa.
Essa é uma das principais vantagens em ter um site. Como o seu público consegue encontrar a sua clínica de maneira mais fácil, provavelmente eles escolherão o seu estabelecimento para adquirirem os serviços dos quais precisam.
É claro que, além de ter mais pacientes você também precisa mantê-los e isso se faz retribuindo a confiança que eles têm em você e na sua equipe.
Agora que você já sabe a importância que um site tem para sua clínica, é preciso também entender as informações que precisa colocar nele. Muitos possuem apenas o corpo clínico, citam as especialidades que atendem e a forma de contato. Bom, isso é apenas o mínimo.
É importante que o seu site possa oferecer conteúdo relevante. Sendo assim, ele precisa também de informações sobre os procedimentos que são realizados com o máximo de detalhes. Por exemplo, faz algum procedimento cirúrgico? Informe ao paciente como ele é realizado, a duração, o tempo de recuperação, entre outros.
Falar também sobre as patologias e exames que são realizados é importante. Você pode gravar vídeos e inserir em seu site médico, assim sua autoridade no assunto será compartilhada pelos pacientes. É interessante que o site tenha um layout limpo, fácil de usar e, é claro, responsivo, ou seja, que se adapte aos smartphones com a mesma qualidade de um desktop.
A WTA3 tem uma equipe multidisciplinar, especializada em Marketing Digital Médico. Contamos com especialista em tecnologia – que dão todo o suporte que você necessita, podemos integrar diversas ferramentas que ajudarão o seu negócio a crescer. O chat online da Zendesk pode ser integrado ao seu site, com ele seus pacientes poderão enviar mensagens rápidas e receber um atendimento personalizado. Com formulários de contatos podemos segmentar seus pacientes, descobrindo qual a sua principal dor ou dúvida, outras ferramentas podem alavancar seu consultório, como o Pipedrive, Mautic, Zapier e muito mais.